SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue61Ecology, body and spirituality: an ethnography of experiences of ecological hikes in a group of ecotouristsKing sacrifice, the rwandan state, and genocide author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

SARTI, Cynthia. A vítima como figura contemporânea. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.61, pp. 51-61. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000100004.

Pensando sobre o sofrimento associado à violência, este texto busca levantar questões sobre a construção social e histórica da vítima e a extensão que essa figura adquire na sociedade contemporânea como legitimação moral de demandas sociais. A construção da vítima é pensada como forma de conferir reconhecimento social ao sofrimento, circunscrevendo-o e dando-lhe inteligibilidade. O campo da saúde mental ocupa um lugar importante nesse processo, através da delimitação, pela Psiquiatria, do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) como referência para o tratamento de vítimas de violência, constituindo um foco privilegiado para essa reflexão. Trata-se de localizar a figura da vítima na lógica social que a engendra, indagando sobre a gramática dos conflitos que fundamentam sua construção e, assim, problematizar os usos que a noção de vítima enseja para legitimar ações sociais e políticas.

Keywords : sofrimento; vítima; violência; reconhecimento; Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT).

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese