SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue62Critical theory and the senses of emancipationTotality and negativity: Adorno's critique to Hegelian dialectic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

GATTI, Luciano. A experiência urbana nos comentários de Benjamin aos poemas de Brecht. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.62, pp. 263-272. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000200003.

O artigo aborda os comentários de Walter Benjamin aos poemas do ciclo "Manual para habitantes das cidades" de Bertolt Brecht, a fim de discutir a especificidade da lírica brechtiana no quadro mais geral da reflexão de Benjamin sobre a lírica urbana moderna. Benjamin retoma duas questões decisivas à constituição da obra de Brecht: a sobriedade da linguagem e o ensinamento como forma de transmissão da experiência urbana e política. Esse vínculo entre experiência e transmissão não se reduz à instrução de condições de sobrevivência na cidade grande, mas se constitui, sobretudo, no aprendizado de uma postura crítica perante a cidade. Enquanto a comunicação entre indivíduos isolados é precária e a organização política aproxima-se da ilegalidade, os poemas almejam a constituição de um vínculo entre "eu" e "tu" por meio da reflexão poética da experiência urbana.

Keywords : Walter Benjamin; Bertolt Brecht; lírica urbana; crítica; experiência.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese