SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue62Between potentials and communication blocks: Habermas and the critique of the democratic rule of lawIntersubjective violence and conflict in contemporary Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

BRESSIANI, Nathalie. Redistribuição e reconhecimento - Nancy Fraser entre Jürgen Habermas e Axel Honneth. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.62, pp. 331-352. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000200007.

O debate entre Nancy Fraser e Axel Honneth sobre redistribuição e reconhecimento abarca uma multiplicidade de questões. Tomando como fio condutor a pergunta acerca da possibilidade de compreender o conjunto de injustiças existentes a partir do conceito de reconhecimento ou da necessidade de recorrer, para isso, ao par conceitual redistribuição e reconhecimento, este artigo tem como objetivo defender que a disputa entre o monismo de Honneth e o dualismo de Fraser remete a discordâncias em suas teorias sociais. A partir de uma reconstrução das críticas dirigidas pelos autores ao dualismo social de Jürgen Habermas, bem como das diferentes teorias sociais que desenvolvem com o intuito de resolvê-las, procuraremos também mostrar que as saídas encontradas por eles a essas dificuldades estão no centro do debate sobre redistribuição e reconhecimento e que Fraser, ao desenvolver um dualismo social perspectivo, adota uma posição intermediária àquelas sustentadas por Honneth e Habermas.

Keywords : redistribuição; reconhecimento; teoria social; Nancy Fraser; Axel Honneth.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese