SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue62Intersubjective violence and conflict in contemporary BrazilLabor precarization and production of accidents in harvesting of tree author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

LIMA, Jacob Carlos; BORSOI, Izabel Cristina Ferreira  and  ARAUJO, Iara Maria. Os novos territórios da produção e do trabalho: a indústria de calçados no Ceará. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.62, pp. 367-384. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000200009.

Este artigo objetiva analisar a relocalização industrial do setor calçadista para o Nordeste a partir da década de 1990, bem como o perfil dos "novos" contingentes de trabalhadores decorrentes desse processo. A quase inexistência de um mercado de trabalho formal anterior torna o emprego fabril nesses novos territórios atrativo para trabalhadores mais escolarizados. Para as empresas, a atração encontra-se nos incentivos fiscais, no baixo custo da força de trabalho e na baixa mobilização desses contingentes de trabalhadores. O recorte empírico é o Ceará, que se tornou, com a política de interiorização industrial, o terceiro produtor de calçados no País, com unidades fabris distribuídas de forma desconcentrada pelo estado. A pesquisa constou de: dados secundários obtidos em associações e sindicatos patronais nacionais e em órgãos empresariais e governamentais; entrevistas com dirigentes sindicais de quatro cidades; e aplicação de questionário a 197 trabalhadores de seis fábricas - oriundas do Sul e Sudeste - localizadas em diferentes regiões do estado.

Keywords : trabalho e reestruturação produtiva; indústria de calçados; relocalização industrial.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese