SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue62New territories of production and labor: Ceará's footwear industryLabor market and vulnerability in Brazilian metropolitan regions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

ASSUNCAO, Ada Ávila  and  CAMARA, Guilherme Ribeiro. A precarização do trabalho e a produção de acidentes na colheita de árvores. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.62, pp. 385-396. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000200010.

A indústria florestal apresenta as maiores taxas de mortalidade associada ao trabalho no mundo, apesar da introdução da mecanização no setor. Neste artigo, foram estudados os documentos da Comissão Parlamentar de Inquérito instituída para verificar os acidentes fatais ocorridos em Minas Gerais. Analisou-se o processo de trabalho realizado pelas equipes de corte de árvores de uma empresa do setor de extrativismo vegetal e constatou-se que o conhecimento acumulado quanto aos fatores de risco de acidentes nesse setor não orientou a transformação das situações de trabalho. O momento da derrubada de árvores e os riscos consequentes de ser "atingido por" são as principais causas dos acidentes e motivaram a demanda do estudo, sendo coerentes com a descrição encontrada na literatura. As relações de trabalho precarizadas predominam no setor. Os autores associam a manutenção da exposição aos riscos à terceirização crescente, concentrada nas fases da produção, reconhecidas como perigosas.

Keywords : extrativismo; acidentes de trabalho; precarização; saúde do trabalhador.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese