SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue62Labor market and vulnerability in Brazilian metropolitan regionsSociology and individualism in Emile Durkheim author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

COSTA, Luciano Rodrigues. Subcontratação e informalidade na construção civil, no Brasil e na França. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.62, pp. 413-434. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000200012.

Este artigo apresenta uma análise comparativa do mercado de trabalho do setor da Construção Civil, no Brasil e na França, em um contexto de flexibilização. Fruto de pesquisas de campo em canteiros de obras, nesses dois países, o texto aborda especificidades da informalidade dos contratos de trabalho no setor, que vêm produzindo uma transferência das ilegalidades das grandes para as pequenas empresas. No caso Francês, mediante as agências de temporários. No Brasil, através das pequenas empresas clandestinas, denominadas "gatas". Enfatizam-se a percepção dos trabalhadores frente às ilegalidades e suas estratégias para se manter no mercado. No caso Francês, ressalta-se o trabalho de imigrantes clandestinos ou portadores de títulos de estadia precários, viabilizados pelas agências de temporários. No Brasil, percebe-se que o setor sempre se organizou com base na informalidade e busca, aos poucos, fidelizar os trabalhadores, ainda que se mantenha predominante o trabalho informal.

Keywords : informalidade; subcontratação; construção civil; trabalho; precariedade.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese