SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número63A resposta das politécnicas finlandesas aos desafios das políticas de inovação e de desenvolvimento regionalPolíticas de ciência, tecnologia e inovação na América Latina: as respostas da comunidade científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979

Resumo

NEVES, Clarissa Eckert Baeta  e  NEVES, Fabrício Monteiro. Pesquisa e inovação: novos desafios para a educação superior no Brasil e na Alemanha. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.63, pp. 481-502. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000300003.

O artigo analisa a dinâmica de transformações institucionais por que passam as universidades no Brasil e na Alemanha para que assumam papéis estratégicos em um contexto social, político e econômico caracterizado pela dinâmica da inovação. Reformas do sistema de ensino superior, tanto quanto projetos e estratégias institucionais são objetos de análise no trabalho. A Alemanha vem passando por um processo intenso de reforma do ensino superior com a implantação do projeto de Bolonha, no campo de produção da pesquisa científica e tecnológica e na relação com o mercado, com a implantação de vigorosos projetos de fomento e de direção da pesquisa acadêmica nacional. No Brasil, há enormes resistências históricas às mudanças. Predomina, ainda, um modelo de ensino superior pouco diversificado e com baixa relação com a indústria e o mercado, embora, nos últimos, tenham se multiplicado as iniciativas de apoio às transformações. Reformas sistêmicas e institucionais são analisadas à luz das peculiaridades históricas e sociais das relações entre universidade e sociedade nos dois países, focalizando dinâmicas mais contemporâneas.

Palavras-chave : pesquisa e inovação; universidade; conhecimento; reforma; políticas.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português