SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue63Research and innovation: new challenges for higher education in Brazil and in GermanyNew horizons to scientific and technological production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

BALBACHEVSKY, Elizabeth. Políticas de ciência, tecnologia e inovação na América Latina: as respostas da comunidade científica. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.63, pp. 503-518. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000300004.

Esse trabalho tem por objetivo analisar os padrões de interação que se estabelecem entre cientistas e o ambiente externo à academia, propondo uma tipologia para dar conta de posturas do cientista com relação a essa interação e explorar os desafios que essas diferenças colocam para a política de ciência, tecnologia e inovação contemporânea. O objeto empírico deste trabalho são 16 estudos de caso realizados junto a grupos que se distinguem pela relevância e importância no cenário científico de 4 países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile e México). A análise dos casos estudados mostra que a existência de um mandato institucional forte na direção de uma colaboração estratégica, apoiado em mecanismos de avaliação que reconheçam e direcionem as atividades de cooperação com atores sociais é um fator importante para viabilizar um formato de interação que redunde em ganhos estratégicos para o cientista, na produção de conhecimento socialmente robusto.

Keywords : América Latina; Política de C,T & I; modos de produção de conhecimento; atitudes dos cientistas; cooperação com atores sociais.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese