SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue63New horizons to scientific and technological productionUniversities and innovation: institutional configuration & third mission author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira  and  SANTOS, Clarissa Tagliari. A permeabilidade social das carreiras do ensino superior. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.63, pp. 535-554. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000300006.

Este artigo propõe-se a analisar as diferenças entre cursos pertencentes a três áreas de conhecimento (ciências biológicas, exatas e humanas) quanto à sua capacidade para oferecer maior igualdade de oportunidades no momento de expansão e diversificação do ensino superior brasileiro. O estudo foi realizado a partir dos microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), combinando a nota geral da prova às respostas do questionário socioeconômico dos alunos, de forma a avaliar as associações entre o financiamento dos estudos de graduação e o desempenho e permanência nos diferentes cursos. Ao mesmo tempo em que os resultados confirmam as diferenças entre as áreas de conhecimento, também indicam a importância desses mecanismos de custeio das despesas para a finalização dos cursos. Verificam-se diferenças significativas em cada curso quanto ao desempenho associado a cada tipo de bolsa e de financiamento.

Keywords : ensino superior; áreas de conhecimento; igualdade de oportunidades; financiamentos e bolsas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese