SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue63The social permeability of the careers on higher educationIntensive entrepreneurship in knowledge in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

CASTRO, Maria Helena de Magalhães. Universidades e inovação: configurações institucionais & terceira missão. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.63, pp. 555-574. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000300007.

O texto analisa a chamada "3ª Missão" da universidade de pesquisa, qual seja, a de transferir conhecimento, tecnologia e inovação; que tem sido acompanhada por reconfigurações tanto da pesquisa (alinhando-a ao novo modo de produção cientifica), quanto do ensino (alinhando-o aos novos perfis adequados à economia e sociedade do conhecimento). Faz-se um breve resumo das reformas européias que alteraram profundamente o sistema de governança do ensino superior e de suas universidades, seguido de uma sistematização das mudanças que vêm redefinindo o lugar e papéis das universidades de pesquisa no Brasil - tanto as promovidas pelo MEC, quanto principalmente, pelo MCT. Estes materiais são usados para discutir o ajuste da configuração institucional das universidades de pesquisa brasileiras - especialmente, as da rede federal - aos novos desafios de produzir (e transferir) conhecimentos e quadros que alavanquem a inovação, a economia e sociedade do conhecimento no país.

Keywords : transferência de conhecimento e tecnologia; inovação; 3ª. Missão; governança e relevância do ensino superior.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese