SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue63Intensive entrepreneurship in knowledge in BrazilPublic policies and restructuring of networks of sociabilitiy in family farming author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

BAIARDI, Amilcar  and  RIBEIRO, Maria Clotilde Meirelles. A cooperação internacional norte-sul na ciência e na tecnologia: gênese e evolução. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.63, pp. 593-608. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000300009.

Pensar cooperação em ciência e tecnologia, C&T, requer pensar antes em cooperação de forma mais ampla, tanto entre indivíduos como entre sociedades e entre territórios de identidade societária, ou Estados-nação, e impõe ainda lançar um olhar sobre a história, para entender suas raízes e seu percurso. Perseguindo esse objetivo, o presente trabalho identifica os fundamentos da cooperação, iniciando com essa conceituação na visão de distintos autores, e ressalta as especificidades que concernem à cooperação em C&T, apresentando as suas primeiras formas de expressão. Prossegue explorando as condições de expansão da Revolução Científica na Europa Ocidental e como esse fenômeno veio a estabelecer dois níveis de produção de conhecimento em escala planetária a partir do século XVI, quais sejam, a ciência dominante ou central e a periférica, cujas características são analisadas. Por fim, o artigo focaliza a concentração mundial da produção do conhecimento e as suas implicações para a busca de novas formas de cooperação que visem a reduzir os desequilíbrios flagrantes na contemporaneidade.

Keywords : cooperação; cooperação em C&T; ciência dominante; ciência periférica.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese