SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue63The north-south international cooperatio in science and technology: genesis and evolutionThe grammar of action of workers in production co-operative in south of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

FAVERO, Celso Antonio. Políticas públicas e reestruturação de redes de sociabilidades na agricultura familiar. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.63, pp. 609-626. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000300010.

O objetivo das pesquisas que dão origem a este trabalho é conhecer os deslocamentos produzidos na vida e na rotina dos agricultores familiares do semiárido do Nordeste do Brasil com a introdução das políticas de transferência condicionada de renda. Como o dinheiro dessas políticas, somado ao dinheiro de outras transferências, são apropriados, usados e representados nas famílias desses agricultores? Para responder essa pergunta, parte-se de quatro ideias: 1) atualmente, a territorialização do capital tende a buscar o seu equilíbrio na combinação entre territórios de produção de riquezas e territórios de transferência de renda; 2) o ingresso do dinheiro das transferências públicas promove deslocamentos com relação a posições e a disposições dos indivíduos nas famílias, e também das famílias nas redes locais de sociabilidade; 3) nas novas políticas para a agricultura familiar do semiárido, transita a ideia de desenvolvimento para o consumo; 4) o Estado tornou-se protagonista fundamental na produção desses deslocamentos.

Keywords : território; semiárido; agricultura familiar; políticas públicas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese