SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue63Public policies and restructuring of networks of sociabilitiy in family farmingUnemployed workers and collective struggle: difficulties and possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

MAYER, Ricardo. A gramática da ação de trabalhadores em cooperativas de produção no sul do Brasil. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.63, pp. 627-646. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000300011.

Este trabalho busca investigar a gramática da ação de trabalhadores em cooperativas de produção constituídas no bojo dos processos de reestruturação econômica ocorridos no Brasil a partir dos anos 90 do século XX. Com base em uma sociologia da experiência, decompomos a lógica da ação dos trabalhadores engajados na formação de duas cooperativas de produção, onde procuramos investigar: a) as relações de solidariedade, b) a lógica da ação estratégica em cada coletivo de trabalhadores, e c) os processos de subjetivação expressos na construção identitária dos trabalhadores das cooperativas investigadas. Investigando duas cooperativas de produção na região metropolitana de Porto Alegre, verificou-se um processo de subjetivação marcado por uma atitude ambivalente entre o compromisso com o projeto de construção da cooperativa e uma postura pautada por certo pragmatismo tipificado por um campo de possíveis, restrito no tocante às alternativas de reinserção social.

Keywords : gramática da ação; solidariedade; cooperativas de produção; autogestão; sociologia da experiência.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese