SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue63National Touth Policy: trajectory and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

ACCIOLY, Cecília Bastos da Costa. Territorialidades e saberes locais: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.63, pp. 679-692. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000300014.

Neste artigo, contextualizo os paradigmas atuais que possibilitam a análise do sistema de organização cultural (os saberes acadêmicos e locais) e as instituições de ensino superior. Proponho a discussão das diferenciações disciplinares e hierarquias arraigadas em nossa sociedade e, em princípio, da superação através dos olhares sobre as regiões fronteiriças da construção social. Sustento a relação dos saberes formadores das culturas, ressaltando seu momento de separação e hierarquização devido a uma aplicação do método científico formador da construção do conhecimento acadêmico; e a atual discussão sobre sua re-união sob a ótica de uma epistemologia do cotidiano.

Keywords : territorialidades; saberes locais; saber acadêmico; epistemologia do cotidiano.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese