SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número especial 1Precarização social do trabalho e resistências para a (re) conquista dos direitos dos trabalhadores na França índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979

Resumo

HIRATA, Helena. Tendências recentes da precarização social e do trabalho: Brasil, França, Japão. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.spe1, pp. 15-22. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000400002.

O artigo visa a apreender as novas características da precarização social e do trabalho, analisadas a partir da realidade dos anos noventa por Castel, mostrando como novas tendências se delineiam com o processo de globalização e de crise econômica em curso, tanto em termos de configurações da divisão sexual do trabalho precário quanto de modalidades inéditas de repercussão sobre a saúde física e mental. A intensificação do trabalho, tanto no setor secundário quanto no terciário, e a expansão da subcontratação são fenômenos em vigor nos três países estudados. A partir da análise dos processos recentes de segmentação do mercado de trabalho e do emprego, o artigo procura também abordar criticamente o conceito de "precariado", elaborado em oposição à sociedade do "assalariamento", mostrando como a dinâmica e a relação entre setores estáveis e setores precários são fundamentais para a continuidade do processo de desenvolvimento capitalista em escala mundial.

Palavras-chave : precarização; divisão sexual do trabalho; intensificação do trabalho e saúde; subcontratação; assalariamento e "precariado".

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português