SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número especial 1Precarização social do trabalho e resistências para a (re) conquista dos direitos dos trabalhadores na França índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979

Resumo

HIRATA, Helena. Tendências recentes da precarização social e do trabalho: Brasil, França, Japão. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.spe1, pp.15-22. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000400002.

O artigo visa a apreender as novas características da precarização social e do trabalho, analisadas a partir da realidade dos anos noventa por Castel, mostrando como novas tendências se delineiam com o processo de globalização e de crise econômica em curso, tanto em termos de configurações da divisão sexual do trabalho precário quanto de modalidades inéditas de repercussão sobre a saúde física e mental. A intensificação do trabalho, tanto no setor secundário quanto no terciário, e a expansão da subcontratação são fenômenos em vigor nos três países estudados. A partir da análise dos processos recentes de segmentação do mercado de trabalho e do emprego, o artigo procura também abordar criticamente o conceito de "precariado", elaborado em oposição à sociedade do "assalariamento", mostrando como a dinâmica e a relação entre setores estáveis e setores precários são fundamentais para a continuidade do processo de desenvolvimento capitalista em escala mundial.

Palavras-chave : precarização; divisão sexual do trabalho; intensificação do trabalho e saúde; subcontratação; assalariamento e "precariado".

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons