SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número64O movimento político indígena em Roraima: identidades indígenas e nacionais na fronteira Brasil-Guiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979

Resumo

OLIVEIRA, João Pacheco de. Formas de dominação sobre o indígena na fronteira amazônica: Alto Solimões, de 1650 a 1910. Cad. CRH [online]. 2012, vol.25, n.64, pp. 17-32. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792012000100002.

Via de regra, é muito secundária e limitada a função desempenhada pela investigação histórica em estudos etnológicos. Ao invés disso, procuro aproximar as duas disciplinas, mostrando a pluralidade de formas que o indígena assumiu ao longo da história do Amazonas. A singularidade do étnico deve aparecer, proponho, não como uma especificidade reificadora, mas como algo essencialmente variável e dinâmico, resultado de um processo constitutivo de adaptação face a distintos tipos de meio ambiente social e natural. Em minha pesquisa etnográfica com os Ticunas, sempre eles aparecem referidos a situações históricas concretas e distintas, nas quais crenças, costumes e princípios organizativos existem interligados e articulados com determinações e projetos da sociedade nacional.

Palavras-chave : situação histórica; processos de territorialização; antropologia histórica; antropologia política dos povos indígenas.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português