SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número64Expansão da fronteira, megaprojetos de infraestrutura e integração sul-americanaEntre o estado, a sociedade e o mercado: análise dos dispositivos de governança da indústria florestal na Amazônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979

Resumo

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Territórios e territorialidades específicas na Amazônia: entre a "proteção" e o "protecionismo". Cad. CRH [online]. 2012, vol.25, n.64, pp. 63-72. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792012000100005.

Assiste-se, atualmente, à implementação de políticas de "reorganização de espaços e territórios", o que não constitui um produto mecânico da expansão gradual das trocas, mas sim o efeito de uma ação de estado deliberadamente protecionista, voltada para a reestruturação de mercados, disciplinando a comercialização da terra e dos recursos florestais e do subsolo. este artigo demonstra como os povos e as comunidades tradicionais são pressionados pelas medidas de proteção das agencias multilaterais e pelas políticas protecionistas urdidas pelo estado.

Palavras-chave : território; territorialidade específica; desenvolvimento sustentável; Amazônia; agroestratégia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português