SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número64Entre o estado, a sociedade e o mercado: análise dos dispositivos de governança da indústria florestal na AmazôniaReforma agrária e land reform: movimentos sociais e o sentido de ser um sem-terra no Brasil e na África do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979

Resumo

FEARNSIDE, Philip Martin  e  LAURANCE, William Frederick. Infraestrutura na Amazônia: as lições dos planos plurianuais. Cad. CRH [online]. 2012, vol.25, n.64, pp. 87-98. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792012000100007.

O sistema de avaliação de impacto ambiental no Brasil ainda não é capaz de lidar com o desafio apresentado pelos planos plurianuais, que têm sido a forma de organizar as prioridades do governo desde 1996. Espera-se que esse desafio resulte no fortalecimento do sistema. Problemas genéricos com o processo de licenciamento incluem: a formação de lobby a favor da construção, antes de serem tomadas as decisões sobre a prudência dos projetos; o "efeito arrasto" de terceiros, devido à atividade econômica estimulada pela infraestrutura, que escapa do sistema de avaliação de impacto ambiental; uma forte tendência para empresas de consultoria produzirem relatórios favoráveis, como resultado de tentações embutidas no sistema; uma ênfase burocrática na existência de passos, tais como a submissão de relatórios e a realização de audiências públicas, sem considerar o conteúdo do que é dito; e a inabilidade do sistema de avaliação de impactos de considerar a cadeia de eventos que são deslanchados quando um determinado projeto é empreendido. O exemplo dos planos plurianuais, desde o Brasil em Ação (1996-1999) até o atual PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento-2, 2012-2015), deixa clara a necessidade de se repensar a maneira como grandes programas de desenvolvimento são decididos e promovidos, assim como a necessidade de se reconsiderar a prudência de vários projetos que os compõem.

Palavras-chave : Amazônia; desmatamento; impacto ambiental; rodovias.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português