SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número64Meio ambiente urbano e questão social: habitação popular em áreas de preservação ambientalAmbientalização e politização do consumo nas práticas de compra de orgânicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979

Resumo

IVO, Any Brito Leal. Jardins do Éden: Salvador, uma cidade global-dual. Cad. CRH [online]. 2012, vol.25, n.64, pp. 131-146. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792012000100010.

Este artigo analisa a tendência de fragmentação das cidades, a partir da expansão de condomínios fechados e fortificados, como 'simulacros' que desafiam as políticas da cidade e o padrão de cidadania civil das cidades contemporâneas. O texto resgata três vetores de estruturação urbana contemporânea (condomínios fechados, a gentrificação e a verticalização das favelas), observando como as estratégias de marketing mobilizam dispositivos de segurança e de distinção de classes, o que determina normas seletivas de convívio entre iguais, no espaço privado, reforçando a via coercitiva e privada da ordem pública, como encaminhamento para a crise nas cidades contemporâneas. Com base no exame da forma arquitetônica de "comunidades fechadas', plasticamente importada, e das estratégias simbólicas e de comunicação mobilizadas pelos empreendimentos imobiliários em Salvador, o artigo demonstra a negação da cidade como espaço público de convívio, um reflexo das soluções privadas para a crise das cidades contemporâneas, no contexto da globalização.

Palavras-chave : cidade; arquitetura; segregação espacial; condomínios fechados.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português