SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número65The position of non governmental organizations in the intersection between the concepts of development and international cooperationForest Code, socioenviromental function of the earth and food sovereignty índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Caderno CRH

versión impresa ISSN 0103-4979

Resumen

ARAGAO, Daniel Maurício de. O controle global da solidariedade: transnacionalização e privatização na adaptação estratégica de ONGs britânicas no Brasil. Cad. CRH [online]. 2012, vol.25, n.65, pp. 269-283. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792012000200006.

A crise na captação de recursos enfrentada por organizações não governamentais (ONGs) brasileiras é também vivenciada em outras partes do mundo, inclusive nos países centrais, justamente nos que sediam as organizações que tradicionalmente têm apoiado projetos de organizações de países periféricos. Nessa conjuntura de crise, observa-se que ONGs europeias de solidariedade internacional, sobretudo as britânicas, vêm identificando o Brasil como um espaço potencial para a captação de recursos, especialmente em parceria com o setor privado. Para assegurar a sustentabilidade de programas, essas organizações empregam estratégias que remetem à globalização do capital, como nos casos de fusão com organizações brasileiras. O artigo visa a analisar, com base nos exemplos de OXFAM e de Save the Children, o novo cenário da cooperação internacional não governamental, marcado por processos associados de transnacionalização e privatização, com impactos no perfil e na agenda das organizações.

Palabras llave : globalização capitalista; cooperação para o desenvolvimento; Organizações Não Governamentais; transnacionalização de ONGs; privatização.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués