SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número65O lugar das organizações não governamentais no entrecruzamento entre as noções de desenvolvimento e cooperação internacionalCódigo Florestal, função socioambiental da terra e soberania alimentar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979

Resumo

ARAGAO, Daniel Maurício de. O controle global da solidariedade: transnacionalização e privatização na adaptação estratégica de ONGs britânicas no Brasil. Cad. CRH [online]. 2012, vol.25, n.65, pp. 269-283. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792012000200006.

A crise na captação de recursos enfrentada por organizações não governamentais (ONGs) brasileiras é também vivenciada em outras partes do mundo, inclusive nos países centrais, justamente nos que sediam as organizações que tradicionalmente têm apoiado projetos de organizações de países periféricos. Nessa conjuntura de crise, observa-se que ONGs europeias de solidariedade internacional, sobretudo as britânicas, vêm identificando o Brasil como um espaço potencial para a captação de recursos, especialmente em parceria com o setor privado. Para assegurar a sustentabilidade de programas, essas organizações empregam estratégias que remetem à globalização do capital, como nos casos de fusão com organizações brasileiras. O artigo visa a analisar, com base nos exemplos de OXFAM e de Save the Children, o novo cenário da cooperação internacional não governamental, marcado por processos associados de transnacionalização e privatização, com impactos no perfil e na agenda das organizações.

Palavras-chave : globalização capitalista; cooperação para o desenvolvimento; Organizações Não Governamentais; transnacionalização de ONGs; privatização.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português