SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número65Uma flor chamada desejo: o Brasil e o poder na Língua PortuguesaPor uma definição de terceirização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979

Resumo

ROSENFIELD, Cinara L.  e  PAULI, Jandir. Para além da dicotomia entre trabalho decente e trabalho digno: reconhecimento e direitos humanos. Cad. CRH [online]. 2012, vol.25, n.65, pp. 319-329. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792012000200009.

O objetivo deste estudo é realizar uma discussão teórico-conceitual das noções de trabalho decente e trabalho digno, a partir da contraposição conceitual entre cidadania e direitos humanos. O argumento deste artigo é que trabalho decente remeteria à noção de cidadania e a uma concepção operacional, claramente apontada na agenda da Organização Internacional do Trabalho (OIT), enquanto o trabalho digno remete à Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e é dependente de uma rede de direitos. A fim de transpor essa dicotomia, propomos uma visão integral do ser humano no trabalho, através da noção de reconhecimento e de uma abordagem holística dos direitos humanos que integra a noção de trabalho decente.

Palavras-chave : trabalho decente; trabalho digno; direitos humanos; visão integral dos direitos; reconhecimento.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português