SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número65The dichtomy between decent labor and worthy labor and beyond: recognition and human rightsGuerreiro Ramos, the sociological reduction and the post colonial imagination índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Caderno CRH

versión impresa ISSN 0103-4979

Resumen

MARCELINO, Paula  y  CAVALCANTE, Sávio. Por uma definição de terceirização. Cad. CRH [online]. 2012, vol.25, n.65, pp. 331-346. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792012000200010.

O leitor tem em mãos um texto cujo objetivo principal é propor uma definição de terceirização que seja, ao mesmo tempo, rigorosa do ponto de vista analítico e útil do ponto de vista político. Defenderemos que a terceirização é todo processo de contratação de trabalhadores por empresa interposta, cujo objetivo último é a redução de custos com a força de trabalho e (ou) a externalização dos conflitos trabalhistas. Se a formulação parece e é simples, de maneira alguma ela é consensual. Tal como veremos ao longo do texto, a terceirização é objeto de estudo de várias disciplinas e, dentro de cada uma delas, muitas são as controvérsias em torno da sua definição. Este texto é resultado de ampla pesquisa bibliográfica e de estudos de casos específicos realizados pelos autores ao longo de suas pesquisas de pós-graduação.

Palabras llave : terceirização; subcontratação; trabalho.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués