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DE CAMELÔS A LOJISTAS: a transição do mercado de rua para um shopping em Porto Alegre

FROM STREET VENDORS TO SHOP OWNERS: the transition from street markets to a mall in Porto Alegre

DE CAMELOTS À COMMERÇANTS: la transition d’un marché à ciel ouvert à un centre commercial à Porto Alegre

Este artigo parte das tensões envolvidas no processo de remoção do mercado de rua do centro de Porto Alegre/RS e sua realocação para um shopping popular, construído através de uma Parceira Público-Privada (PPP). Privilegia-se a abordagem etnográfica, baseada numa inserção de campo de mais de três anos, que permitiu captar o processo em perspectiva diacrônica. A transição das ruas para o camelódromo foi acompanhada de perto pela empresa construtora, doravante responsável pela sua administração, que exigiu uma mudança na sensibilidade comercial, a partir de uma política de pedagogização, visando forjar novos perfis de comerciantes, algo indispensável ao sucesso econômico do empreendimento. Como consequência, novas modalidades de conflitos emergem diariamente dessa estratégia, pois, nem todos os camelôs se reconverteram no protótipo de lojista idealizado pela PPP. As tensões em torno desse processo permitem reconstituir os nexos entre economia e política, micro e macro, agentes e instituições que configuram o social.

Mercado Informal; Camelôs; Estado; Etnografia; Parceria Público-Privada


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