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COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOP

SOUTH-SOUTH COOPERATION IN EDUCATION AND RELATIONS BRAZIL-PALOP

COOPÉRATION SUD-SUD DANS L’ENSEIGNEMENT ET RELATIONS BRÉSIL-PALOP

Estudos sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento (principalmente nas suas vertentes Norte-Sul e Sul-Sul) têm demonstrado que existem tipos distintos de experiências históricas que mobilizam diferentes atores domésticos e priorizam agendas temáticas com base em motivações políticas e desenhos institucionais variados. Este artigo centra-se nas estratégias do Brasil como fornecedor de cooperação no campo da educação, analisando suas tendências gerais, agendas e atores, contradições e tensões entre interesses públicos e privados. Empiricamente, o artigo também analisa essas questões a partir da atuação brasileira nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com foco no caso de Moçambique e considerando as percepções dos países com os quais o governo brasileiro coopera.

Cooperação internacional para o desenvolvimento; Cooperação Sul-Sul; Política externa brasileira; Relações Brasil-África; Países africanos de língua oficial portuguesa


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