Acessibilidade / Reportar erro

FAZER DO VELHO UMA NOVIDADE: as reinvenções dos best-sellers juvenis1 1 Devo essa expressão a Jean-Marc Gouanvic, que a publicou no texto “Traduire/adapter les classiques de la littérature ‘populaire’ américaine en français, ou de l’art de faire ‘du neuf avec du vieux’”. In: Sapiro, Gisèle (sous la direction). Les Contradictions de la Globalisation Éditoriale.

MAKING THE OLD A NOVELTY: reinventions of children and young adult literature best-sellers

C’EST AVEC DU VIEUX QUE L’ON FAIT DU NEUF: les ré-inventions des best-sellers juvéniles

O artigo organiza um debate sobre a produção literária juvenil associada à venda massiva. Tem o duplo objetivo de conceituar os best-sellers e traçar as linhas históricas de conexão da produção contemporânea com a presença do livro europeu e americano na edição brasileira, desde o século XIX. A formação de um espaço literário nacional foi marcada pela importação de clássicos do patrimônio literário mundial, romances de viagem e de aventura, narrativas sentimentais e contos de fadas orientados pela circulação transatlântica da oferta e do consumo massivo. Os critérios estabelecidos para a análise da obra seriada da escritora Thalita Rebouças, que hoje objetiva o fenômeno best-seller nacional, embasam o argumento de que o livro juvenil, quando pego na lógica da circulação mundial da cultura, lança mão de um retorno temático ao passado, reinventando-se ao fazer do velho sempre uma novidade.

Best-sellers juvenis; Circulação transnacional da cultura; Série literária; Autoria literária


Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Centro de Recursos Humanos Estrada de São Lázaro, 197 - Federação, 40.210-730 Salvador, Bahia Brasil, Tel.: (55 71) 3283-5857, Fax: (55 71) 3283-5851 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revcrh@ufba.br