Acessibilidade / Reportar erro

REQUALIFICAÇÃO URBANA E DESPEJOS EM CENTROS NOVO E ANTIGO DE SALVADOR1 1 Artigo traduzido do inglês por Phillip Villani, originalmente apresentado na sessão “Exploring and questioning the inner-city in Latin America: urban renewal, historic preservation, gentrification and segregation dynamics” no congresso de cinquenta anos da Associação de Estudos Latino-Americanos, Nova Iorque, 29 de maio, 2016. Dra. Hita agradece ao CNPq pelo apoio financeiro recebido para participar dessa LASA. Versão sintética foi também apresentada no Congresso da UFBA 70 anos, em 2016, na Mesa Redonda “Disputas Urbanas em Grandes Metrópoles: um balanço da situação na Argentina e Brasil” coordenada pela Dra. Hita. Dados etnográficos sobre o Bairro da Paz, aqui atualizados, têm sido já apresentados em outras publicações.

URBAN REQUALIFICATION AND EVICTIONS IN SALVADOR'S NEW AND OLD CITY CENTERS

REQUALIFICATION URBAINE ET EXPULSIONS DANS DES CENTRES, NOUVEAU ET ANCIEN, DE SALVADOR

A cidade de Salvador replica o processo de “acumulação por espoliação”, característico de um urbanismo neoliberal em todo o mundo. Neste artigo, comparamos como atua a lógica da requalificação urbana em duas zonas da cidade. A primeira é uma grande e historicamente combativa favela localizada na região que tem se tornado o mais moderno “novo centro” da cidade. Nela, a chave dos problemas são os novos projetos de mobilidade urbana e a construção de condomínios para outras classes sociais. A segunda zona é o centro colonial da cidade, que experimenta uma nova fase de gentrificação. Ali, as políticas de patrimônio histórico se encontram com outras políticas, transformando os remanescentes espaços públicos da cidade neoliberal securitizada em zonas mais seguras para turistas e residentes mais ricos. Enfatizamos o valor de um entendimento etnograficamente fundamentado para compreender o que essas mudanças significam para moradores pobres da cidade, assim como a complexidade, a heterogeneidade e a ambiguidade de suas diferentes reações.

Palavras-chave:
Cidades; Pelourinho; Gentrificação; Despejos; Resistências


Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Centro de Recursos Humanos Estrada de São Lázaro, 197 - Federação, 40.210-730 Salvador, Bahia Brasil, Tel.: (55 71) 3283-5857, Fax: (55 71) 3283-5851 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revcrh@ufba.br