Acessibilidade / Reportar erro

ATIVISMOS URBANOS EM SÃO PAULO1 1 Tema já apresentado, entre 2015 e 2016, na UFBA, UnB, UFSCar, USP, Universidade de Leiden (Holanda) e CPF-SESC-SP; agradecimentos a todos os integrantes do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC-USP), que coordeno desde 2005, inscrito como grupo de pesquisa no CNPq.

URBAN ACTIVISM IN SÃO PAULO

ACTIVISMES URBAINS À SAO PAULO

Este artigo apresenta um balanço das ocupações plurais de espaços públicos de São Paulo, sobretudo naqueles em que ativistas (ou correlatos) têm lutado pela ampliação de direitos à cidade e seus equipamentos públicos. Tais ocupações se realizam por meio de redes de coletivos que envolvem estudantes, artistas, arquitetos, associações e vários outros agentes. Adota-se um enfoque voltado para a compreensão de certa genealogia de tais fenômenos – dos quais as jornadas de junho de 2013 representam uma referência indispensável –, bem como para a identificação dos principais desafios etnográficos para uma abordagem antropológica.

Palavras-chave:
Etnografia; Antropologia da cidade; Ativismos; Práticas espaciais


Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Centro de Recursos Humanos Estrada de São Lázaro, 197 - Federação, 40.210-730 Salvador, Bahia Brasil, Tel.: (55 71) 3283-5857, Fax: (55 71) 3283-5851 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revcrh@ufba.br