SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número82DISPUTAS SOBRE O USO DO ESPAÇO PÚBLICO EM BUENOS AIRESJOVENS NA POLÍTICA NA ATUALIDADE – uma nova cultura de participação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979versão On-line ISSN 1983-8239

Resumo

CECCHETTO, Fátima Regina; MUNIZ, Jacqueline de Oliveira  e  MONTEIRO, Rodrigo de Araujo. “BASTA TÁ DO LADO” – a construção social do envolvido com o crime. Cad. CRH [online]. 2018, vol.31, n.82, pp.99-116. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792018000100007.

Partindo do trabalho etnográfico e entrevistas grupais com jovens de duas favelas cariocas, o artigo problematiza a categoria envolvido-com (retirada da linguagem cotidiana) o crime e suas serventias, como um dispositivo de controle social itinerante que fabrica fronteiras móveis que desigualam os desiguais. Isso evidencia como essa noção tem sido mobilizada na distribuição seletiva de vigilância e de punição das juventudes da periferia. Discutem-se suas funcionalidades na regulação das trajetórias e percursos identitários, evidenciando a trama de rotulações que põe em operação deslizamentos de sentido entre as noções de “bandido” e “vulnerável”. Analisa-se o acionamento de moralidades que justificam a gerência de si dos favelados. Revela uma ambição de tutela policial maximizada pelo apetite de criminalização não só dos indivíduos, mas também de seus vínculos sociais.

Palavras-chave : Envolvimento; Juventudes; Controle social; Vigilância; Vulnerabilidade social.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )