SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Two Dibenzylbutyrolactol Derivatives and Other Chemical Constituents from Aristolochia peltato-deltoideaDrimane-Type Sesquiterpenoids as Chemosystematic Markers of Canellaceae índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of the Brazilian Chemical Society

versión impresa ISSN 0103-5053

Resumen

LA-SCALEA, Mauro A.; SERRANO, Silvia H.P.  y  GUTZ, Ivano G.R.. Voltammetric Behaviour of Metronidazole at Mercury Electrodes. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 1999, vol.10, n.2, pp. 127-135. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50531999000200010.

Metronidazol é o fármaco mais importante do grupo de 5-nitroimidazoles, possuindo toxicidade contra microrganismos anaeróbicos, sendo a molécula de DNA o principal alvo de sua ação biológica. O mecanismo de ação do metronidazol depende do processo de redução do grupo nitro e, em meio ácido, a redução é pH-dependente envolvendo quatro elétrons na completa redução ao derivado hidroxilamínico. Em meio aprótico a redução do metronidazole acontece em duas etapas: a primeira envolvendo um elétron para formar o radical nitro e a segunda etapa envolve mais três elétrons até a formação da hidroxilamina. Neste artigo o mecanismo de redução do metronidazol foi estudado utilizando as técnicas voltamétricas: polarografia d.c. e pulso diferencial, voltametria cíclica usando o eletrodo gota de mercúrio como eletrodo de trabalho.

Palabras llave : metronidazole; nitro radical; voltammetry; polarography.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés