SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Derivatives of N,N'-bis[2-hydroxy-1,1-bis(hydroxymethyl)ethyl]ethanediamideAn Efficient Ethanol-Based Analytical Protocol to Quantify Faecal Steroids in Marine Sediments índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of the Brazilian Chemical Society

versão impressa ISSN 0103-5053

Resumo

OLIVEIRA-SOUSA, Adriana de  e  LIMA-NETO, Pedro de. Surface Characterization and Electrocatalytic Properties of the Ti/Ir0.3Ti(0.7-x)Pbx O2-Coated Electrodes for Oxygen Evolution Reaction in Acidic Media. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2002, vol.13, n.2, pp. 218-225. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532002000200013.

Neste trabalho é feita uma investigação sistemática de caracterização morfológica e da atividade eletrocatalítica de eletrodos de Ti revestidos com camadas de Ir0.3Ti(0.7-x)PbxO 2 (0 £ x £ 0,7), usando a reação de desprendimento de oxigênio (RDO), em meio de H2SO4 0,5 mol dm-3, como modelo. Os eletrodos foram preparados pela decomposição térmica de IrCl3, TiCl3 e Pb(NO3)2 a 600 °C por 1 h usando Ti como suporte. A difração de raios-X mostrou que a camada é cristalina e permitiu identificar a presença dos correspondentes óxidos nas camadas. A caracterização da morfologia superficial das amostras, antes e após uso sob desprendimento de oxigênio (experimento de Tafel), foi feita por microscopia eletrônica de varredura (MEV). As análises das micrografias mostram que a RDO promove a dissolução da camada de óxido, indicando que o mecanismo de desativação destes eletrodos está associado à dissolução da camada. Os voltamogramas cíclicos obtidos em H2SO4 0.5 mol dm-3 a 20 mV s-1, à temperatura ambiente, mostram que o par redox Ir3+/Ir4+ controla a eletroquímica superficial dos eletrodos. Os valores de carga anódica são relacionados à área ativa dos eletrodos e mostram que esta aumenta com teor de Pb na camada, atingindo um máximo em 50% de Pb. Após a RDO, a área superficial das camadas aumenta. Os valores dos coeficientes de Tafel são independentes do teor de Pb na camada com valores de aproximadamente 60 mV decada-1, sugerindo que somente sítios de Ir são ativos para a RDO. Os valores de corrente normalizadas (i/qa) mostram alguma inibição da RDO quando TiO2 é substituído por PbO2, sugerindo que esse óxido pode ser uma boa escolha para melhorar a seletividade do sistema. A ordem de reação com relação à concentração de íons H+ é zero a sobrepotencial e força iônica constantes. Os valores da inclinação de Tafel e ordem de reação indicam que a RDO ocorre por um único mecanismo.

Palavras-chave : oxygen evolution reaction; electrocatalysis; iridium dioxide electrodes; lead oxide.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês