SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Electrochemical sensors: a powerful tool in analytical chemistryThe role of the separation sciences in the 21th century índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of the Brazilian Chemical Society

versión impresa ISSN 0103-5053

Resumen

OLIVEIRA, Elisabeth de. Sample preparation for atomic spectroscopy: evolution and future trends. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2003, vol.14, n.2, pp. 174-182. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532003000200004.

A preparação da amostra é a etapa crítica dentro de um protocolo analítico e envolve desde a simples diluição até a solubilização parcial ou total. Métodos de decomposição por via seca ou úmida, envolvendo o aquecimento das amostras em sistemas abertos ou fechados, utilizando várias formas de energia como térmica, ultra-som ou radiante (infravermelho, ultravioleta e microondas) são empregados. O presente e o futuro da preparação de amostras consideram também solubilização em linha de amostras, lixiviação dos analitos de interesse, especiação, análise de suspensão, análise in situ, in vivo etc. Ênfase foi dada para o preparo de amostras para espectroscopia atômica. Atualmente, os objetivos a serem alcançados envolvem a obtenção do melhor resultado, no menor tempo, com mínima contaminação, pouco gasto de reagente e pequena geração de resíduos e efluentes, bem como a integridade das amostras e traceabilidade dos resultados, tendo em mente a qualidade e confiança nos resultados de medições, como requerido pela comunidade e usuários.

Palabras llave : sample preparation; wet and dry digestion; radiant energy; thermal energy; ultrasonic energy; microwaves.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés