SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Sample preparation for atomic spectroscopy: evolution and future trendsNear Infrared Spectroscopy: fundamentals, practical aspects and analytical applications índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Journal of the Brazilian Chemical Society

versión impresa ISSN 0103-5053versión On-line ISSN 1678-4790

Resumen

LANCAS, Fernando M.. The role of the separation sciences in the 21th century. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2003, vol.14, n.2, pp.183-197. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532003000200005.

Esta revisão examina, de um ponto de vista crítico, o papel das ciências da separação no novo século, considerando a complexidade dos problemas a serem enfrentados. De forma a tornar a exposição mais dinâmica, uma determinação típica de um analito orgânico hipotético em uma matriz complexa é usado para introduzir criticamente as principais técnicas de separação empregadas atualmente. Técnicas as quais promovem uma redução ou mesmo a total eliminação do uso de solventes tóxicos são enfatizadas. Após esta avaliação o autor discute as tendências futuras nesta área, com ênfase na miniaturização das técnicas; a automação total da análise, o uso de técnicas hifenadas, o papel ainda sub-explorado dos solventes em técnicas de separação, e o desenvolvimento da cromatografia de transição de fase e da cromatografia unificada.

Palabras clave : analytical chemistry; separation sciences; chromatography; extraction; unified chromatography; sample preparation.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons