SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Near Infrared Spectroscopy: fundamentals, practical aspects and analytical applicationsDirect electron transfer: an approach for electrochemical biosensors with higher selectivity and sensitivity índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of the Brazilian Chemical Society

versión impresa ISSN 0103-5053

Resumen

WELZ, Bernhard et al. High-resolution continuum-source atomic absorption spectrometry: what can we expect?. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2003, vol.14, n.2, pp. 220-229. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532003000200007.

Um novo conceito instrumental vem sendo desenvolvido para espectrometria de absorção atômica (AAS), usando como fonte de radiação uma lâmpada de xenônio de alta intensidade, um monocromador double-echelle e um dispositivo com arranjo de carga acoplada como detector, permitindo uma resolução de ~2 pm por pixel. Entre as principais vantagens do sistema estão: i) uma melhora na razão sinal/ruído devido à elevada intensidade da fonte de radiação, resultando em melhor precisão e limites de detecção; ii) pelo mesmo motivo, não há mais linhas "fracas", portanto raias secundárias podem ser usadas sem comprometimentos; iii) novos elementos podem ser determinados, para os quais fontes de radiação ainda não são disponíveis; iv) toda a região espectral nas vizinhanças da raia analítica torna-se "visível", possibilitando muito mais informações do que as obtidas por instrumentos convencionais de AAS; v) a detecção com arranjo de carga acoplada permiti uma correção simultânea real da radiação de fundo nas proximidades da raia analítica; vi) o software possibilita a armazenagem de espectros de referência, por exemplo, de espectro de absorção molecular com estruturas rotacionais finas, e a subseqüente subtração deste do espectro de uma amostra , usando-se o algoritmo dos mínimos quadrados, sendo assim possível a correção de fundo estruturado mesmo sob a raia analítica; vii) embora ainda não disponível, se um detector bidimensional apropriado for usado o sistema permitirá em AAS medidas simultâneas multielementares, prática comum em espectrometria de emissão ótica; (viii) finalmente, experimentos preliminares vêm indicando que o novo instrumental poderá resultar em um melhor desempenho analítico na determinação de elementos traço em matrizes complexas.

Palabras llave : continuum-source atomic absorption spectrometry; high-resolution atomic absorption spectrometry; spectral interferences; simultaneous background correction; three-dimensional spectrometry; thallium determination; sediment analysis.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés