Journal of the Brazilian Chemical Society
versión impresa ISSN 0103-5053
Resumen
FREIRE, Renato S.; PESSOA, Christiana A.; MELLO, Lucilene D. y KUBOTA, Lauro T.. Direct electron transfer: an approach for electrochemical biosensors with higher selectivity and sensitivity. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2003, vol.14, n.2, pp. 230-243. ISSN 0103-5053. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532003000200008.
A abordagem mais promissora para o desenvolvimento de biossensores eletroquímicos é a busca da comunicação elétrica direta entre as biomoléculas e a superfície do eletrodo. Esta revisão apresenta as principais abordagens, estratégias e avanços no desenvolvimento de biossensores eletroquímicos de terceira geração. Os temas discutidos englobam uma breve descrição sobre os fundamentos do fenômeno de transferência de elétrons e sobre o desenvolvimento de biossensores amperométricos (diferentes tipos e novas técnicas de imobilização orientada de enzimas). Um enfoque especial foi dado para as enzimas e proteínas redox capazes de eletrocatalisar reações via transferência direta de elétrons. Também foram apresentadas e discutidas as aplicações analíticas e tendências futuras dos biossensores de terceira geração.
Palabras llave : direct electron transfer; electrochemical biosensors; electrodes; redox enzymes; self-assembled monolayer.












