SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Production of organic mercury from Hg0: experiments using microcosmsReagent generation assisted by ultrasonic irradiation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of the Brazilian Chemical Society

versión impresa ISSN 0103-5053

Resumen

ALMEIDA, Luciano F. de et al. An automatic flow-batch standard-addition method for sodium determination in alcohol fuel by flame photometry. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2003, vol.14, n.2, pp. 249-253. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532003000200010.

A agência brasileira que regulamenta a produção e comercialização de álcool combustível estabelece que a concentração de sódio deve ser determinada usando a fotometria de chama e curva analítica construída com soluções padrão preparadas em uma matriz que se assemelhe às amostras. Todavia, essa metodologia pode produzir resultados inexatos porque o álcool combustível apresenta uma variabilidade significativa na composição de matriz e, conseqüentemente, no efeito de matriz. Esse problema pode ser contornado usando o método por adições de padrão (MAP), porém o MAP é lento e trabalhoso quando realizado manualmente. Para superar esses inconvenientes, um sistema Flow-Batch é proposto para automatizar o MAP visando à determinação de sódio em álcool combustível por fotometria de chama. O sistema requer uma única solução padrão, processa cerca de 80 - 140 amostras por hora, consome um volume total de amostra e solução padrão menor que 1,5 mL por análise e apresenta um desvio padrão usualmente menor que 0,1 mg L-1 (n = 4).

Palabras llave : standard-addition method; flow-batch system; sodium determination; alcohol fuel; flame photometry.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés