SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Boron isotope dilution in cellular fractions of coffee leaves Evaluated by Inductively Coupled Plasma Mass Spectrometry with direct injection nebulization (DIN-ICP-MS)Applications of capillary electrophoresis to the analysis of compounds of clinical, forensic, cosmetological, environmental, nutritional and pharmaceutical importance índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of the Brazilian Chemical Society

versión impresa ISSN 0103-5053

Resumen

MALAGUTTI, Andréa R.  y  MAZO, Luiz H.. Determination of ranitidine in drugs using a mercury coated platinum ultramicroelectrode and hanging mercury dropping electrode. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2003, vol.14, n.2, pp. 274-280. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532003000200015.

O comportamento voltamétrico da ranitidina foi estudado em meio aquoso utilizando um ultramicroeletrodo de platina com eletro-depósito de mercúrio (Hg-UME) e o eletrodo de gota pendente de mercúrio, HMDE. A voltametria de varredura linear (LSV) mostrou que o composto apresenta duas ondas de redução em pH < 4,0 e somente uma em pH > 4,0, sendo as ondas observadas atribuídas à redução do grupo nitro para hidroxilamina. Foi observada uma relação linear entre a corrente de pico ou corrente limite e a concentração de ranitidina utilizando o HMDE ou o Hg-UME, demonstrando que a LSV com estes eletrodos pode ser utilizada na determinação analítica de ranitidina. Uma metodologia alternativa e mais sensível para determinação analítica de ranitidina utilizando a técnica SWV também foi desenvolvida, com um limite de detecção de 3,5 x 10-8 mol L-1 (ou 11 mg L-1). Os estudos de recuperação aparente (AR) mostraram a exatidão e precisão da metodologia desenvolvida. Os excipientes encontrados nos comprimidos de marca (Glaxo Wellcome) e genérico (EMSâ) não interferiram na determinação de ranitidina.

Palabras llave : Ranitidine; square wave voltammetry; cyclic voltammetry; ultramicroelectrode.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés