SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Application of the semi-empirical topological index in quantitative structure-chromatographic retention relationship (QSRR) studies of aliphatic ketones and aldehydes on stationary phases of different polarityDirect solid sampling by flame atomic absorption spectrometry: determination of manganese in coal samples author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

ZAIA, Dimas A. M.; SANTANA, Henrique de; TOPPAN, Rodrigo  and  ZAIA, Cássia T. B. V.. Synthesis of guanidine from ammonium thiocyanate in solid state. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2004, vol.15, n.2, pp. 190-198. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532004000200006.

Guanidina é uma substância importante para os seres vivos atuais assim como para a química prebiótica. No presente trabalho foi estudada a reação entre as espécies amônio e tiocianato em estado sólido com diferentes substâncias (areia de rio, caulin, metais de transição e sais da água do mar) e temperaturas (80, 120 e 150 ºC). As recuperações de tiocianato ou amônio nas amostras com areia de rio ou caulin a 150 ºC foram estatisticamente diferentes (p<0,05) das recuperações de tiocianato e amônio nas amostras sem aquelas substâncias. A decomposição do tiocianato de amônio nas amostras com areia de rio ou caulin a 150 ºC foi de 40%. Caulin mostrou ser mais efetivo na síntese de guanidina do que areia de rio, visto que a concentração de guanidina sempre foi maior nas amostras com caulin do que nas amostras com areia de rio. A decomposição do tiocianato de amônio nas amostras com metais de transição mais areia de rio a 120 ºC foi de 30%. Sais da água do mar ou metais de transição mais tiocianato de amônio mais areia de rio (120 ºC) aumentaram a concentração de tiouréia (água do mar: 538%, metais de transição: 357%) ou guanidina (água do mar: 393%, metais de transição: 806%) quando os resultados foram comparados com amostras sem estas substâncias. Comparando os resultados obtidos com as amostras de tiocianato de amônio (120 ºC) mais sais da água do mar ou metais de transição com a amostra de tiocianato de amônio observamos que houve um aumento na produção de tiouréia (168%) e guanidina (268%) respectivamente. Os rendimentos obtidos para a síntese de guanidina mostrados neste trabalho são melhores do que os mostrados por outros autores. Experimentos mostraram que Fe (III) está envolvido na formação do composto amarelo obtido da reação entre amônio e tiocianato e espectros Raman mostraram que este composto pode ser o enxofre.

Keywords : guanidine; ammonium thiocyanate; clay; prebiotic chemistry; transition metals.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English