SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Synthesis of guanidine from ammonium thiocyanate in solid stateTriterpenes and triterpenoidal glycosides from the fruits of Ilex paraguariensis (Maté) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

FLORES, Érico M. M. et al. Direct solid sampling by flame atomic absorption spectrometry: determination of manganese in coal samples. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2004, vol.15, n.2, pp. 199-204. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532004000200007.

Um novo sistema para análise direta de amostras sólidas por espectrometria de absorção atômica com chama é proposto como alternativa para a determinação de elementos traço em carvão. Para a demonstração do potencial do procedimento a determinação de manganês foi investigada. Amostras de carvão foram moídas e pesadas diretamente em recipientes de polietileno e transportadas na forma de um aerossol seco até uma cela de quartzo posicionada entre o feixe óptico e a base do queimador. Sinais transientes foram totalmente integrados em 1 segundo. A influência das condições operacionais sobre os sinais foi estudada. Sinais de fundo foram sempre baixos e uma massa característica de 1,9 ng Mn foi encontrada. Os resultados foram considerados satisfatórios com respeito à exatidão (entre 97,5 e 103,2%) e precisão (RSD melhor que 6%). O sistema proposto é simples e pode ser facilmente adaptado a espectrômetros comerciais, permitindo a análise de mais de 80 amostras por hora.

Keywords : flame atomic absorption spectrometry; direct solid sampling; manganese determination; coal analysis.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English