SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Preparation, X-ray structural studies and plant growth regulatory activity of methyl 6alpha,7beta-thiocarbonyldioxyvouacapan-17 beta-oateMass spectrometry of 1,2,5-oxadiazole N-oxide derivatives: use of deuterated analogues in fragmentation pattern studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

NEVES, Rodrigo S.; MOTHEO, Artur J.; FERNANDES, Fernando M. S. Silva  and  FARTARIA, Rui P. S.. Monte Carlo simulation of the adsorption of phenol on gold electrodes: a simple model. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2004, vol.15, n.2, pp. 224-231. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532004000200011.

Neste trabalho são apresentadas simulações de Monte Carlo no ensemble canônico, a 298 K, da adsorção de fenol, a partir de uma solução aquosa diluída, em eletrodos de ouro no potencial de carga zero. Os resultados sugerem que o processo de adsorção ocorre em duas etapas distintas e consecutivas. A adsorção tem início com o átomo de oxigênio da molécula de fenol apontando em direção ao eletrodo, com o anel aromático adotando um inclinação aproximadamente perpendicular em relação à superfície. Segue-se, então, a reorientação do anel, que adota a orientação paralela ao eletrodo. O efeito do solvente é analisado através do potencial da força média que atua no fenol. Apesar da simplicidade do modelo e potenciais de interação utilizados nas simulações, os resultados estão de acordo com observações experimentais, fornecendo informações sobre os detalhes microscópicos do processo de adsorção do fenol em baixas concentrações.

Keywords : phenol adsorption; gold electrode; Monte Carlo simulation; mean force potential.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English