SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Mass spectrometry of 1,2,5-oxadiazole N-oxide derivatives: use of deuterated analogues in fragmentation pattern studiesElectrometric investigations on formation of lanthanum molybdates as a function of Ph author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

BORTOLOTI, João A.; ANDRADE, João Carlos de  and  BRUNS, Roy E.. Reducing the number of experiments in split-plot optimization designs. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2004, vol.15, n.2, pp. 241-245. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532004000200013.

Dois procedimentos para a redução de experimentos para o método split-plot foram investigados usando um conjunto de dados contendo 160 experimentos, consistindo de 80 duplicatas provenientes da otimização de um sistema contendo a mistura de água-acetona-N,N-dimetilformamida e os reagentes HCl, o-dianisidina e H2O2 para a determinação de Cr(VI). A estabilidade dos coeficientes do modelo e as médias quadráticas da ANOVA são usadas como critério para julgar a eficiência dos procedimentos. Somente o procedimento que evita a possibilidade de se eliminar completamente uma replicata para um dado conjunto de condições das variáveis de processo parece ser praticável, uma vez que não resulta em perda de informação fundamental da modelagem. Seus valores das médias quadráticas da ANOVA permaneceram estáveis para reduções de até 30% das replicatas enquanto seus coeficientes dos modelos foram relativamente constantes para até 70% de redução das replicatas. Tendo em vista que um planejamento split-plot completo envolvendo variáveis de processo e de mistura requer um grande número de experimentos, a economia introduzida por planejamentos split-plot incompletos faz seu uso ser muito atraente.

Keywords : split-plot; optimization; ANOVA.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English