SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Alkaloids and flavone acyl glycosides from Acanthus arboreusNucleation and growth mechanisms of poly(furan): effect of electrolyte and monomer concentration in acetonitrile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

PINI, Gláucia F. et al. A Headspace Solid Phase Microextraction (HS-SPME) method for the chromatographic determination of alkylpyrazines in cocoa samples. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2004, vol.15, n.2, pp. 267-271. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532004000200017.

Um procedimento de Microextração em Fase Sólida em Headspace (HS-SPME) para isolamento e determinação de alquilpirazinas em liquor de cacau, usando Cromatografia Gasosa com Detecção por Ionização em Chama (GC-FID) é apresentado aqui. As condições operacionais de HS-SPME foram otimizadas usando extrações de amostras fortificadas com quantidades conhecidas de alquilpirazinas tipicamente encontradas em derivados de cacau. A eficiência máxima de extração foi obtida com fibras de SPME recobertas com 65 µm de Carbowax/divinilbenzeno. Em adição, os melhores resultados foram obtidos usando 60 ºC como temperatura de extração, 15 min como tempo de equilíbrio amostra/headspace e 45 min como tempo de extração. Observou-se também que o uso de solução aquosa saturada de NaCl para suspender as amostras durante as extrações resultou em um incremento significativo nas áreas dos picos. Este procedimento se mostrou efetivo para a determinação das razões pirazínicas (quocientes entre as áreas dos picos de alquilpirazinas), que são úteis como parâmetros de qualidade para liquor de cacau.

Keywords : cocoa liquor; alkylpyrazines; aroma; Maillard reaction products; SPME.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English