SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Monitoring of pesticides and polycyclic aromatic hydrocarbons in water from Paraíba do Sul River, BrazilFourier transform infrared determination of imidacloprid in pesticide formulations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

RIBEIRO, Ricardo L. V.; BOTTOLI, Carla B. G.; COLLINS, Kenneth E.  and  COLLINS, Carol H.. Reevaluation of ethanol as organic modifier for use in HPLS-RP mobile phases. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2004, vol.15, n.2, pp. 300-306. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532004000200022.

Misturas de etanol:água foram reavaliadas para uso como fases móveis para Cromatografia Líquida de Alta Eficiência no modo fase reversa (CLAE-FR). A otimização das condições cromatográficas para as colunas C8 e C18 foram realizadas através de um planejamento fatorial o qual avaliou temperatura, concentração de etanol e vazão da fase móvel. Com a fase estacionária C8, as assimetrias dos picos não alteraram nos diferentes pontos do fatorial, enquanto os fatores de retenção e as resoluções diminuíram com o aumento da temperatura, na qual a viscosidade do etanol é mais baixa. Observações similares foram obtidas com a fase estacionária C18. A eficiência cromatográfica obtida com a fase móvel etanol:água na separação de misturas contendo compostos neutros e básicos foi comparada com aquelas obtidas usando fases móveis de metanol:água e acetonitrila:água. O etanol mostrou ser um bom modificador orgânico para CLAE-FR apresentando boas propriedades cromatográficas. Assim, considerando a menor toxicidade do etanol, a facilidade do seu descarte e seu custo favorável, etanol:água pode ser uma das escolhas de fase móvel para as diversas aplicações de CLAE-FR.

Keywords : HPLC; mobile phase; ethanol; methanol; acetonitrile.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English