SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The use of water soluble tertiary amine reagent for solubilization and metal determination in fish muscle tissueDetermination of total aldehydes in fuel ethanol by MBTH method: sequential injection analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

COSSIELLO, R. F.; AKCELRUD, L.  and  ATVARS, T. D. Z.. Solvent and molecular weight effects on fluorescence emission of MEH-PPV. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2005, vol.16, n.1, pp. 74-86. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532005000100012.

Nesse trabalho se estudou sistematicamente o efeito de dois bons solventes sobre os espectros de excitação e de fluorescência em condições fotoestacionárias do MEH-PPV com três massas molares diferentes, Mn= 51 kg mol-1, Mn= 86 kg mol-1 and Mn= 125 kg mol-1, em soluções com várias concentrações, desde muito diluídas, e em estado sólido, na forma de filmes produzidos a partir da evaporação de solventes. Dois bons solventes (clorofórmio e tolueno) foram escolhidos a partir da comparação dos seus parâmetros de solubilidade com o do MEH-PPV estimado a partir dos modelos de Small, de van Krevelen e de Hoy. Os espectros de fluorescência foram obtidos para soluções em várias concentrações (10-8 mol L-1 – 10-4 mol L-1) e em filmes produzidos por espalhamento de soluções, mostrando diferenças que decorrem da diferente forma de solvatação das cadeias pelos diferentes solventes. Um deslocamento espectral para o vermelho foi observado em concentrações mais altas 10-6 mol L-1 e pode ser explicado pela regra de Kasha para uma orientação anti-paralela dos momentos de transição dos dois cromóforos. As conformações em solução são parcialmente mantidas no estado sólido alem do fato de que os espectros se deslocam para o vermelho e são atribuídos à formação de agregados. Recozimento dos filmes em temperaturas acima da transição vítrea elimina as conformações mais tensionadas das cadeias, apaga o efeito de memória e leva a espectros de fluorescência mais finos.

Keywords : PPV; solvent effects; fluorescence; aggregation.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English