SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Solvent and molecular weight effects on fluorescence emission of MEH-PPVProbability density function from experimental positron annihilation lifetime spectra author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

OLIVEIRA, Fabio Santos de; LEITE, Bárbara Cecília O.; ANDRADE, Marta Valeria A. Santana de  and  KORN, Mauro. Determination of total aldehydes in fuel ethanol by MBTH method: sequential injection analysis. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2005, vol.16, n.1, pp. 87-92. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532005000100013.

Um sistema de análise por injeção sequencial (SIA) foi proposto para a determinação de aldeídos totais em amostras de álcool combustível. O procedimento foi baseado na reação dos aldeídos alifáticos com o 3-metil-2-benzotiazolona hidrazona (MBTH), levando à formação de um composto azul em presença de Fe3+. As estratégias de monossegmentação e amostragem binária foram empregadas para aumentar a sensibilidade do método. A taxa de reação entre o MBTH e aldeídos foi aumentada pelo aquecimento da zona da amostra, inserindo a bobina de reação na cavidade de um forno de microondas doméstico. A faixa linear de trabalho foi entre 0,3 e 6 mg L-1 e o desvio padrão relativo foi inferior a 2,5% em todas determinações. O limite de detecção calculado foi de 60 mg L-1. Os resultados do método proposto concordaram com os obtidos por 2,4-DNPH-CLAE. Nas condições otimizadas o procedimento proposto possibilitou a determinação de até 10 amostras por hora.

Keywords : sequential injection analysis; total aldehyde determination; MBTH; binary sampling; monosegmentation.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English