SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Four new metal complexes with the amino acid deoxyalliinField sampling system for determination of cadmium and nickel in fresh water by flame atomic absorption spectrometry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

GNOATTO, Simone C.B.; SCHENKEL, Eloir P.  and  BASSANI, Valquiria L.. HPLC method to assay total saponins in Ilex paraguariensis aqueous extract. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2005, vol.16, n.4, pp. 723-725. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532005000500007.

Ilex paraguariensis St. Hilaire é uma espécie sul-americana da qual ramos e folhas são utilizados para o preparo de uma bebida de grande consumo em alguns países da América do Sul. A planta é conhecida como "erva-mate" em português ou "yerba-mate" em espanhol. Tendo em vista o potencial uso das saponinas como tensoativo bem como o seu potencial terapêutico, o presente trabalho propõe um método de extração e quantificação para as saponinas presentes em Ilex paraguariensis. As saponinas foram extraídas por decocção, hidrolisadas e quantificadas por CLAE e detecção em UV. A concentração de saponinas foi expressa em ácido ursólico (saponinas totais). O método cromatográfico mostrou linearidade na concentração de 13,5 a 135 µg mL-1. O extrato aquoso apresentou uma concentração de saponinas totais de 352 µg mL-1. Os resultados sugerem a possibilidade de adaptação do método para doseamento de saponinas com núcleo triterpênico em extratos de outras plantas.

Keywords : HPLC; saponins; Ilex paraguariensis; erva-mate; ursolic acid; saponin quantitation.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English