SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Chemical transformations of eremanthine: synthesis of micheliolide and 1(R),10(R)-dihydromicheliolidePreparation and evaluation of a coumarin library towards the inhibitory activity of the enzyme gGAPDH from Trypanosoma cruzi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

On-line version ISSN 1678-4790

Abstract

LEITE, Adriana O. S. et al. Evaluation of the anticorrosive properties of environmental friendly inorganic corrosion inhibitors pigments. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2005, vol.16, n.4, pp. 756-762. ISSN 1678-4790.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532005000500013.

Neste trabalho foram estudadas as propriedades anticorrosivas de cinco pigmentos inorgânicos comerciais considerados ecologicamente corretos: fosfato de zinco (ZP), molibdato de zinco (ZM), molibdato de zinco e cálcio (ZCM), fosforomolibdato de zinco (ZPM) e fosforomolibdato de zinco e cálcio (ZCPM). Amostras de aço AISI 1010 foram imersas em solução aquosa de NaCl 10-2 mol dm-3 saturada com um dos pigmentos, seguido de medidas de perda de massa, monitoramento do potencial de circuito aberto com o tempo de imersão e polarização linear potenciodinâmica a 1 mV s-1. Os produtos de corrosão foram caracterizados por Microscopia Eletrônica de Varredura, Energia Dispersiva da raios-X e Difração de raios-X. Todos os pigmentos inibiram a corrosão do aço. Os filmes formados na superfície protegem o aço contra corrosão. Os resultados sugerem efeito sinérgico entre os compostos de fosfato e molibdato nos pigmentos a base de fosforomolibdato. Os pigmentos ZMP e ZCPM diminuíram a taxa de corrosão por um fator de 2,15 e 3,50, respectivamente.

Keywords : steel; corrosion; anticorrosive pigments; mass loss; electrochemical tests; surface analysis.

        · abstract in English     · text in English     · English (pdf) English (epdf)