SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Preparation and evaluation of a coumarin library towards the inhibitory activity of the enzyme gGAPDH from Trypanosoma cruziSynthesis, characterization and biological activity of symmetric dinuclear complexes derived from a novel macrocyclic compartmental ligand author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

LA-SCALEA, Mauro Aquiles et al. Voltammetric behavior of nitrofurazone and its hydroxymethyl prodrug with potential anti-Chagas activity. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2005, vol.16, n.4, pp. 774-782. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532005000500015.

A doença de Chagas é um grave problema de saúde pública para a América Latina, situação agravada pela inexistência de quimioterapia eficiente. Os dois fármacos comercialmente encontrados, benznidazol e nifurtimox, são eficazes apenas na fase aguda da doença. A nitrofurazona é ativa contra Trypanosoma cruzi, entretanto, a alta toxicidade impede seu uso na parasitose. A hidroximetilnitrofurazona é um pró-fármaco da nitrofurazona, que apresenta maior atividade contra Trypanosoma cruzi, além de ser menos tóxico. Estudou-se o comportamento voltamétrico da nitrofurazona por voltametria cíclica, varredura linear e pulso diferencial, comparando-o ao do metronidazol e do cloranfenicol. Os coeficientes de difusão dos três fármacos foram estimados aplicando-se a equação de Wilke-Chang. Este artigo também apresenta o estudo do derivado hidroximetilnitrofurazona por voltametria cíclica. A redução de nitrofurazona é pH-dependente e em meio ácido o derivado hidroxilamínico, envolvendo quatro elétrons, é o principal produto formado. Em meio alcalino e com prévio tratamento do eletrodo de carbono vítreo, a redução de nitrofurazona ocorre em duas etapas: a primeira envolve um elétron para formar o nitro-radical aniônico e a segunda etapa corresponde à formação da hidroxilamina. Hidroximetilnitrofurazona possui comportamento voltamétrico semelhante e, de forma análoga, apresentou a mesma eletroatividade e capacidade de estabilização do nitro-radical, indicando que a modificação molecular de nitrofurazona não introduziu alterações no seu comportamento voltamétrico. Uma breve discussão das diferenças de atividade biológica entre os compostos também é apresentada.

Keywords : nitrofurazone; hydroxymethylnitrofurazone; nitrofurazone prodrug; cyclic voltammetry; nitro-radical anion.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English