SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Comparative study of structure: activity relationship of di and triorganotin (IV) complexes of monomethyl glutarateHydrogen bonds between pyrazine and HX linear acids (X = F, NC, CN and CCH): a theoretical study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

GUEDES, André Aparecido et al. Catalytic activity of halogenated iron porphyrins in alkene and alkane oxidations by iodosylbenzene and hydrogen peroxide. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2005, vol.16, n.4, pp. 835-843. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532005000500024.

Uma ferro porfirina poli-clorada, Fe(PCl8)Cl, foi sintetizada e usada como catalisador em reações de oxidação de hidrocarbonetos por iodosilbenzeno e peróxido de hidrogênio, em solução e ancorado covalentemente na aminopropilsilica. Embora a Fe(PCl8)Cl tenha mostrado a mesma eficiência da ferro porfirina precursora, Fe(P)Cl, na epoxidação de alcenos, foi um catalisador mais eficiente na hidroxilação de alcanos por iodosilbenzeno, com preferência por carbonos secundários na oxidação do adamantano e primário na oxidação do pentano. Essa seletividade reflete o impedimento estéreo da espécie ferro-oxo ou, alternativamente, a grande reatividade do oxidante ativo gerado da Fe(PCl8)Cl. A Fe(PCl8)Cl ancorada mostrou baixa atividade catalítica quando comparada com o catalisador homogêneo e com a Fe(P)Cl ancorada. Peróxido de hidrogênio foi um oxidante pobre para este sistema. A excessiva substituição dos hidrogênios por grupos sacadores de elétrons na periferia do anel porfirínico dificulta a formação do intermediário ativo na reação de oxidação. O mecanismo alternativo de oxidação envolve a participação de radicais.

Keywords : poly-halogenated iron porphyrins; catalysis; supported catalysts; hydrocarbon oxidation.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English