SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue6AElectrochemical reduction potentials of 1-nitropyrene, 9-nitroanthracene, 6-nitrochrysene and 3-nitrofluoranthene and their correlation with direct-acting mutagenicitiesCharacterization of Buriti (Mauritia flexuosa L.) oil by absorption and emission spectroscopies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

Abstract

SILVA, Maria R. C. da et al. A chemometric study on the accumulation of heavy metals along the Mogi Guaçu river basin. J. Braz. Chem. Soc. [online]. 2005, vol.16, n.6a, pp. 1104-1112. ISSN 0103-5053.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532005000700003.

Um estudo sobre os impactos ambientais causados por atividades agrícolas e industriais, ao longo da bacia do rio Mogi Guaçu, foi realizado neste trabalho. A concentração de alguns metais (Fe, Cd, Cu, Cr, Zn, Ni, Pb e Mn) foi determinada em quinze estações de coleta de sedimentos e em dois períodos diferentes: chuvoso (Março/2001) e seco (Junho/2001). Os métodos de reconhecimento de padrões PCA e HCA foram utilizados para agrupar as amostras coletadas em São Paulo e em Minas Gerais e obter informações relevantes sobre as possíveis fontes de contaminação do rio Mogi Guaçu de acordo com o período de coleta das amostras. As análises quimiométricas realizadas, utilizando as amostras coletas em Março/2001 e em Junho/2001, indicaram que somente a concentração de Cd, Cu, Cr e Pb discrimina as amostras coletadas em São Paulo das amostras coletadas em Minas Gerais. A influência do período de coleta também foi analisada e os resultados obtidos indicaram que a concentração de quatro metais (Cd, Cr, Zn e Mn) foi importante para discriminar as amostras coletadas em Março/2001 das amostras coletadas em Junho/2001. De forma geral, a concentração dos metais estudados se apresenta em altos níveis em todas as estações de coleta e este fato caracteriza um ambiente com alto grau de contaminação causada, principalmente, por atividades antropogênicas.

Keywords : Mogi Guaçu river; sediments; metal concentration; principal component analysis; hierarchical cluster analysis.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English